O Desfralde é uma fase de insegurança e apreensão para as mamães. São muitas dúvidas, anseios e angústias que cercam a tomada de decisão. Pode parecer complicado, mas é mais fácil que aparenta ser, mas disciplina e entender os sinais do seu bebê. 🙂
Quando tomar a decisão?
Existem fases dos bebês, e tem a fase em que o bebê vai dar pequenos sinais de que ele está numa fase de preparação e aprendizado. Normalmente por volta dos 2 aninhos, que é quando já está aprendendo a desenvolver a linguagem.
Que sinais são estes?
É possível perceber que o bebê avisa que vai fazer e ou se já fez o xixi ou cocô e este sinal é muito importante, pois mostra que seu bebê sabe avisar. Durante esta percepção é importante iniciar o processo de associação, levando o bebê ao banheiro.
Outro sinal é quando o bebê não quer mais usar a fralda, ele mesmo a tira, e este pode ser um bom momento para ensinar a pedir ou fazer sozinho no troninho ou no vaso.
Troninho ou vaso?
Fica a critério da mamãe, hoje existem vários tipos de troninhos, dos mais simples aos mais sofisticados. E também existem os redutores de vaso que podem ser bem práticos e pula a etapa de precisar ensinar fazer no vaso mais tarde.
Quanto tempo demora este processo?
Normalmente uma semana, mas os 3 primeiros dias são de imersão total, a criança não deverá usar a fralda, pelo menos durante o dia.
É importante desfraldar totalmente?
Fica critério da mamãe e do papai, muitos pais decidem desfraldar somente durante o dia e continuam usando a fralda durante a noite até o bebê ficar maior e assim evitar xixi no colchão. Normalmente o desfralde noturno ocorre naturalmente, que é quando a fralda começa a amanhecer seca e o bebê não fará mais xixi durante a noite.
Conhecendo seu filho e entendendo os sinais será fácil desfraldar sem traumas nem para os pais e para o bebê. 🙂